quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Um Mundo, Uma Promessa



Em 2007, o escutismo comemora 100 anos. Devemos estar todos unidos para celebrar em harmonia esta data, promovendo os valores escutistas.
Vivemos num mundo cada vez mais global, onde temos mais coisas a unir-nos do que a dividir-nos. O caminho será tornar esta "aldeia" imune aos vírus das guerras e dos conflitos intermináveis e promover a igualdade entre todos os povos.

Para o conseguirmos todos desempenhamos um papel importante, em particular nós que defenimos o escutismo como ideal de vida, uma vez que Baden Powell na sua última mensagem dizia: "O melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontraste..."

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

As Nossas Investiduras!!!

Em 25 de Junho de 2006...



quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Quem Somos?

A Fraternidade de Nuno Álvares é a associação dos antigos filiados no Corpo Nacional de Escutas, em conformidade com os Princípios, a Lei e a Promessa escutista, de âmbito nacional, de carácter não político e sem fins lucrativos.
A FNA procura a formação humana e cristã dos seus associados, tendo como finalidades concretas:
  • estreitar os laços de amizade vividos durante o tempo em que cada um "pertenceu" ao CNE;
  • criar um elo forte entre a experiência do passado e as relações com o presente, pelo desenvolvimento das relações entre antigos e actuais escutas;
  • através de ocupações propostas aos associados: de natureza social; de ajuda à comunidade; de dimensão espiritual; de protecção ambiental; de preservação do testemunho do país no campo das tradições, da cultura, do artesanato, do desenvolvimento dos contactos com "antigos" de "além fronteiras";

A FNA, para mais facilmente atingir os seus fins, está organizada: a nível NACIONAL, REGIONAL (Diocesano) e em NÚCLEOS (a formar segundo as necessidades de expansão local).

O Núcleo de Cacia surge na sequência do desafio lançado, pelo chefe do Agrupamento 779 - Cacia, aos "antigos escuteiros" deste agrupamento.

Assim, nasce este núcleo da FNA com o objectivo de colaborar activamente com a comunidade onde está inserido, servir de apoio ao ao Agrupamento local e desenvolver actividades que permitam manter vivo "o espírito escutista" nos seus associados.

A todos um abraço Fraterno!