segunda-feira, 14 de maio de 2007

Minuto de Reflexão III

Até onde vamos?


Num mundo cada vez mais global, beneficiamos do aprofundamento das relações sociais, económicas, políticas, culturais e das comunicações entre Todos. Esta globalização traduz-se para cada um de nós numa maior liberdade, uma vez que não ficamos restringidos ao que a nossa comunidade e/ou o nosso país nos pode oferecer, alargando os nosso horizontes.
O jornal Metro, na sua edição de 08/05/2007 (pág. 12), lança uma notícia sobre o mundo dos leilões na internet. A notícia sita um anúncio, em que um brasileiro pôs à venda a sua "esposa, óptimo estado de conservação". Não se trata de um caso polémico isolado, visto que a notícia enumera mais alguns casos. Havendo mesmo um inglês que vendia "absolutamente nada" e como forma de promover a oferta referia "é o presente perfeito para quem tem tudo", "fácil de guardar" e capaz de "combater o capitalismo", conseguindo atingir ofertas até ao valor de 17,50€.
Trata-se apenas de um exemplo, entre os muitos que poderíamos encontrar no fascinante mundo da internet. Verificamos que a liberdade, que falávamos atrás, pode algumas vezes ser confundida com um mundo sem regras onde tudo é possível e tudo é permitido, nomeadamente na internet, um meio de comunicação de fácil acesso e onde cada um pode dar asas à sua imaginação. Esta maior liberdade que a globalização nos apresentou, também se traduz em maior responsabilidade, pois cada vez mais os pequenos actos que temos no nosso cantinho do mundo, podem influenciar milhões no planeta.


"A liberdade é mais destruída pelos seus excessos, que pelos seus inimigos."

Sem comentários: