quarta-feira, 30 de maio de 2007

Minuto de Reflexão IV

O mestre e o escorpião!


Um mestre viu um escorpião que estava a afogar-se e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião tentou picá-lo. Devido à reação, o mestre soltou-o e o animal caiu de novo na água voltando a afogar-se. O mestre tentou tirá-lo novamente e mais uma vez o animal tentou picá-lo.

Alguém que estava a observar aproximou-se do mestre e disse-lhe:
- Desculpe, mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirá-lo da água, ele irá picá-lo?
O mestre respondeu:
- A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar.

Então, com a ajuda de uma folha, o mestre tirou o escorpião da água e salvou-lhe a vida.

Não devemos mudar a nossa natureza só porque alguém nos faz mal, apenas devememos tomar medidas preventivas. Devemos preocupar-nos mais com a nossa consciência do que com a nossa reputação. Porque a consciência é aquilo que nós somos, e a reputação é o que os outros pensam que nós. E o que os outros pensam já não é problema nosso.


"Quando a vida te apresentar mil razões para chorar, mostra-lhe mil e uma razões pelas quais sorrir".

2 comentários:

Unknown disse...

ACHO QUE ESTÁ FANTÁSTICA ESTA REFLEXÃO, PRINCIPALMENTE NO QUE TOCA A NÃO NOS PREOCUPARMOS COM O JULGAMENTO ALHEIO...PARABÉNS PELA ESCOLHA, MAIS UMA VEZ
TINA

Anónimo disse...

Reflectir sobre aquilo que a nossa consciência é ou deveria ser, sobre o não desistir mesmo que achemos que já não vale a pena... ou sobre o que os outros nos digam como devemos agir ou ser...acho que sim, vale a pena parar para pensar nisso!Parabéns pela escolha.